ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sete em cada dez brasileiros terão gastos extras durante a Copa < Voltar Abril 25, 2014 BY ThR Soluções

Churrascos, barzinhos, cervejas são apenas alguns dos gastos extras que os brasileiros estão tendo nesta Copa do Mundo 2014. Segundo uma pesquisa da SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), sete em cada dez brasileiros terão gastos extras durante a competição, principalmente com alimentação e bebidas, a fim de acompanhar os jogos na companhia de amigos e familiares.

A pesquisa foi realizada com 2.558 consumidores nas 12 cidades-sede da Copa, mas se estendida para toda a população destas cidades, a estimativa do SPC Brasil é que o percentual (72%) represente pouco mais de 14 milhões de pessoas. Até os bolões, no fim das contas, significarão mais gastos: 29% pretendem apostar durante a Copa.

Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o levantamento constata que o aumento de gastos do brasileiro no período da Copa é restrito a setores específicos da economia, como supermercados (alimentação e bebidas), serviços de bares e restaurantes e produtos temáticos. “Enquanto alguns setores do comércio e serviços devem lucrar com o aumento da procura, outros como os bens de maior valor agregado devem registrar prejuízo”, diz Pellizaro Junior.

O dinheiro prevalece como forma de pagamento mais comum entre os que consomem comidas e bebidas (53%), roupas e acessórios temáticos (46%) e itens de decoração (71%). O cartão de crédito parcelado é mais presente nas compras de aparelhos de TV (53%).

Ingressos. Dentre os entrevistados que adquiriram entradas para assistir as partidas do estádio, 23% optaram por algum lugar longe da sua cidade, sendo as cidades de Fortaleza (40%), Rio de Janeiro (39%), Belo Horizonte (27%) e São Paulo (24%) os principais destinos. Tais cidades irão receber jogos da seleção brasileira, além da partida final.

Descontrole dos gastos. Apesar de saber que iria gastar mais, a maioria não se planejou. A pesquisa mostra que 58% não fizeram planejamento, principalmente por entenderem que as despesas não seriam altas ao ponto de comprometer as próprias finanças. Outros 27% afirmam ter feito uma reserva para cobrir os gastos e 9% admitem que acabará gastando mais do que efetivamente pode.

O SPC Brasil alerta que o descontrole pode sair caro. “Se você gastar, por exemplo, R$ 50 em cada partida que for assistir e em cada bolão que for participar, o prejuízo pode ser significativo”, afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

 

 

http://blogs.estadao.com.br/no-azul/2014/07/02/sete-em-cada-dez-brasileiros-terao-gastos-extras-durante-a-copa/?doing_wp_cron=1404308700.5083000659942626953125

THR Soluções

Online