ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Google Maps passa a ter mapas offline com navegação sem internet < Voltar Abril 02, 2015 BY ThR Soluções

Voltada a donos de smartphone que não tenham acesso à internet, mas com potencial de cair no gosto mesmo de quem navega com pacotes 4G, uma nova função do Google pretende abrir caminhos de motoristas desconectados. A empresa libera nesta terça-feira (10) o download de mapas no Google Maps, que passará a traçar rotas mesmo que o aparelho esteja offline.

A princípio apenas para celulares Android, a novidade permitirá baixar mapas desde que o tamanho do arquivo não ultrapasse o limite de 2,5 GB.

O Maps já podia salvar mapas. A novidade é que ele ganhará funções que tipicamente necessitam de internet: fará buscas por estabelecimentos comerciais e lugares dentro da área selecionada (assim como ver informações básicas a respeito deles, como telefone e cardápio), traçará rotas entre dois pontos e dará orientações pelo guia de voz.

Ficam de fora da versão offline, por enquanto, o acompanhamento do trânsito em tempo real, a informação da chegada dos próximos ônibus, assim como as rotas de bicicleta e transporte público.

"Hoje, a gente assume que o Waze ou o Google Maps vão estar lá para nos salvar", comenta Marcus Leal, gerente de Maps para América latina. "Mas em um país como o Brasil, mesmo quem tem plano de dados perde o acesso completamente", diz. "E quem hoje em dia tem um mapa de papel no carro?", brinca. "O foco é atender a essa camada de desconectados ou com plano de dados ruim", explica.

Segundo uma pesquisa do Google, o brasileiro é aquele que mais tem problemas para carregar mapas. De mil pessoas entrevistadas pela empresa, 40% disseram ter esbarrado em alguma falha de conexão para usar o aplicativo -- esse índice foi o maior no mundo.

Mas, como o problema também é percebido por usuários de outros lugares, a novidade será liberada gradualmente em todo o mundo. Os aparelhos que rodam iOS ainda não serão contemplados, o que ocorrerá em breve, segundo o Google.

Apesar de ficarem armazenados no celular, os mapas ficarão inutilizados se, após 30 dias, o aparelho não se conectar à internet e atualizá-los.

Veja o passo-a-passo:
1. instale o Google Maps ou atualize para a versão 9.17 do Android
2. Pesquise pelo local pretendido
3. Suba o cartão que surgir no canto inferior da tela para selecionar a opção de download
4. Selecione a área do mapa a ser baixada no celular.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/11/google-maps-passa-ter-mapas-offline-com-navegacao-sem-internet.html

THR Soluções

Online