ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ford produzirá carros autônomos sem volante até 2021 < Voltar Abril 26, 2016 BY ThR Soluções

A Ford Motor Co. anunciou nessa terça-feira (16) planos de começar a produção em massa de veículos totalmente autônomos até 2021 e que os venderá, inicialmente, somente para empresas do mercado de transporte individual como o Uber.

O veículo da Ford será produzido sem volante, sem gás ou pedal. Ou seja, em condições onde um motorista não será necessário. 

A montadora está planejando acrescentar dois novos prédios e um novo laboratório ao atual centro de Pesquisa e Inovação em Palo Alto, além de dobrar o tamanho de sua equipe de pesquisa até o final de 2017. Atualmente, a companhia conta com 130 pesquisadores, engenheiros e cientistas. 

CTO da Ford, Raj Nair, descreveu o movimento de criar uma frota de carros integralmente autônomos nos próximos cinco anos como uma mudança de planos, anteriormente a companhia previa lançar a tecnologia de direção autônoma aos poucos.

De acordo com Nair, a Ford não produzirá até 2021 veículos totalmente autônomos para consumidores. Isso virá anos depois da data de lançamento de uma frota de veículos destinada apenas para soluções de compartilhamento ou transporte individual, isso por que a companhia precisa ainda determinar como entregará o controle de um veículo de volta para o motorista com segurança. 

Para atingir seus objetivos de lançar um carro integralmente autônomo, a Ford anunciou novas parcerias, incluindo um investimento de US$ 75 milhoes na fabricante de sensores Lidar Velodyne, com base no Vale do Silício. 

A Ford também está comprando uma companhia israelense de visão computacional e aprendizado de máquina, a SAIPS. Recentemente, também estabeleceu um acordo de licenciamento com a empresa Nirenberg Neuroscience, com foco em visão computacional. Em julho deste ano, a montadora anunciou que tinha investido na Civil Maps, desenvolvedora de mapeamento 3D em alta resolução. 

Fonte: http://idgnow.com.br/internet/2016/08/16/ford-produzira-carros-autonomos-sem-volante-ate-2021/

THR Soluções

Online