ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Espiões britânicos capturaram milhões de imagens de webcams de usuários do Yahoo < Voltar Agosto 14, 2014 BY ThR Soluções

Fazia um tempo desde a última revelação bombástica sobre a NSA, então você devia achar que toda a loucura tinha acabado. Bem, você estava errado. Muito errado mesmo.

Surgiram informações de que a GCHQ, a versão britânica da NSA, manteve um programa chamado “Nervo Óptico” de 2008 a 1010 que envolvia capturar imagens de webcam de usuários de internet. Documentos vazados por Edward Snowden revelam que a agência de vigilância capturou imagens de mais de 1,8 milhões de usuários do Yahoo durante um período de seis meses em 2008. De acordo com o The Guardian, isso incluía “quantidades substanciais de comunicações sexualmente explícitas”. E a NSA ajudou.

Aparentemente, o objetivo do programa era coletar informações de suspeitos de terrorismo que usavam internet anonimamente e com diversos apelidos. O problema da missão, no entanto, é que o software de reconhecimento facial da GCHQ não conseguia dizer se a pessoa era residente do Reino Unido. Isso significa que muitos cidadãos de outras partes do mundo também estavam sendo espionados. Se isso faz você se sentir melhor, os espiões britânicos não capturaram conversas completas na webcam. Eles gravavam uma imagem a cada cinco minutos “em partes para se adequar a legislação de direitos humanos, e também para evitar sobrecarregamento dos servidores da GCHQ”, diz o Guardian.

E o que eles fizeram com aquelas fotos nuas? Bem, a GCHQ não sabia como lidar com todos os materiais sexualmente explícitos que, um documento diz, eram 11% das imagens de webcam do Yahoo. A agência limitou a capacidade dos seus analistas de verificarem as imagens ao restringir as buscas a apenas metadados. De qualquer forma, o Yahoo não ficou muito feliz com essa violação dos direitos dos seus usuários. Um representante explicou ao Guardian, “nós não sabíamos, nem toleramos, essa atividade relatada”.

Bem, como já aprendemos antes, não importa o que as empresas de internet toleram. Não parece importar também o que o governo dos EUA tolera. No fim do dia, a internet não tem limites. E os espiões também não. [Guardian]

Fonte:http://gizmodo.uol.com.br/espioes-britanicos-capturaram-milhoes-de-imagens-de-webcams-de-usuarios-do-yahoo/