ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cuidado! Campanha maliciosa no WhatsApp promete novos emojis gratuitos < Voltar Abril 25, 2015 BY ThR Soluções

Uma campanha maliciosa tem circulado pelo WhatsApp prometendo libertar um suposto pacote de emoticons gratuitamente, como notificou a empresa de segurança digital russa Kaspersky.

As mensagens em português usam textos de campanhas antigas e submetem a libertação dos emojis à partilha da campanha com 10 contactos ou três grupos. A vítima também é induzida a instalar um novo navegador no smartphone, ao clicar no link disponível no conteúdo malicioso.

No fim do processo, o utilizador recebe ainda um alerta dizer que o navegador está quase sem memória e pede para que execute uma actualização. Caso a instalação não seja aceite, mensagens insistentes aparecem no ecrã na tentativa de vencer a vítima pelo cansaço.

De acordo com Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, o navegador UC Browser, que aparece nos alertas, é um software legítimo. «A acção mal-intencionada desta campanha é a prática anti-ética de promoção utilizada para a conquista de novos utilizadores.»

A campanha maliciosa, segundo a Kaspersky, é mundial. Há indícios de que seja de origem estrangeira e esteja presente em vários países e línguas diferentes.

Para se prevenir de casos assim, a empresa sugere que o utilizador não acredite nas mensagens de erro exibidas pela página má intencionada e não instale nenhum programa que seja oferecido.

 Outra dica importante é manter o navegador móvel sempre actualizado e instalar apenas softwares das lojas oficiais. Usar um antivírus no smartphone também é essencial.

 

Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=801775

THR Soluções

Online