ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Celular é o produto mais reclamado no Procon-SP < Voltar Abril 23, 2014 BY ThR Soluções

Os eletrônicos representaram 30% das reclamações endereçadas ao Procon-SP em 2013, sendo que o celular foi o produto mais contestado. O ranking divulgado hoje mostra que a Motorola foi quem mais desagradou os consumidores, com 419 registros de insatisfação. Nokia (239), Sony Mobile (82), Samsung (72) e LG (43) aparecem na sequência.

As reclamações são relacionadas à entrega dos produtos (não entrega, entrega em desacordo com a oferta ou com o contratado) e defeitos de qualidade não solucionados em fase preliminar, gerando a abertura de reclamação para os fornecedores responsáveis do comércio (varejo convencional e online) e fabricantes.  

Segundo o Procon-SP, o celular apresenta padrão de qualidade insatisfatório, com falhas de funcionamento e durabilidade abaixo das expectativas dos consumidores. O problema se agrava com suporte inadequado de pós-venda e com alegações frequentes e injustificadas de mau uso. 

A Samsung apresentou o maior índice de solução das queixas, com 94%, enquanto Motorola e Nokia se destacaram, respectivamente, pelo alto número de reclamações e baixa taxa de atendimento, com 60% e 30%.

O Procon-SP analisa que a equivalência tecnológica dos produtos tem estimulado os consumidores a se preocupar também com a qualidade dos serviços que acompanham a venda, como entrega, assistência remota, help desk e plataformas de atendimento. Segundo o órgão, o levantamento revela, sobretudo, despreparo e ineficiência das empresas nos serviços de pós-venda.

Mais setores

A lista dos produtos e das empresas mais reclamadas também contempla notebooks, TVs e linha branca  (geladeira, fogão, máquina de lavar roupa). Confira abaixo os resultados:

 

 Reprodução

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/41135/41135

THR Soluções

Online