ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atualização do Windows 10 traz Cortana, Ink e mais segurança < Voltar Abril 30, 2016 BY ThR Soluções

A MIcrosoft está disponibilizando para download hoje a atualização de aniversário do sistema operacional Windows 10. O update vem sendo chamado de atualização de aniversário pela empresa. Ele chega quase que exatamente um ano após o lançamento da nova versão do sistema operacional—que foi lançada no dia 29 de julho do ano passado.

Entre as grandes novidades para os usuários estão a chegada do Windows Ink e a habilitação de extensões para o navegador Microsoft Edge. Mas para os brasileiros, a atualização traz uma grande novidade: a assistente virtual Cortana está finalmente falando português.

“Windows 10 é um produto diferente para nós. Ele é um organismo vivo e não tem a necessidade de esperar grandes ciclos para suas atualizações”, disse Gustavo Lang, diretor do Windows na Microsoft Brasil.

Por conta disso, os usuários podem esperar que esta grande atualização chegue em breve em seus notebooks e desktops. Lang, no entanto, alerta que essa liberação será gradual. Não se desespere, portanto, caso a atualização de aniversário ainda não tenha aparecido para você.

De acordo com Lang, a atualização de aniversário vem em quatro importantes pilares: a assistente virtual Cortana, Windows Ink, Windows Hello e melhorias de segurança.

A assistente Cortana será bastante versátil. O usuário poderá interagir com ela por voz ou texto. A inteligência artificial ficará mais eficiente à medida que o usuário der mais acesso a apps e conversar, fazer demandar ou ordens a ela.

Ela passou por processo de adaptação para o público brasileiro. Assumiu um humor compatível com o país, gosto por esportes populares por aqui e até interesse por novelas.

Novos recursos

Windows Ink é uma novidade global nesta atualização. Basicamente, Ink é um grupo de tecnologias que deve mudar a forma de interação com o computador. Será possível usar canetas digitais de forma inteligente.

Ink é capaz de entender a escrita e gerar interações com aplicações no computador. Informações podem ser adicionadas à agenda, buscadas na internet usando o navegador, entre outras opções.

Mas o mais interesse será para profissionais que produzem conteúdo. A Adobe, por exemplo, já dá suporte para a tecnologia em seu pacote de aplicações, como o Illustrator. Com canetas de alta precisão, o resultado do trabalho pode ser fascinante.

Windows Hello, a tecnologia de autenticação da Microsoft, está sendo ampliada. O usuário pode usar seu sorriso (captado por uma câmera frontal capacitada) ou impressões digitais para fazer login em um computador.

Agora, a Microsoft está permitindo que as informações armazenadas pelo Hello sejam usadas em outras aplicações. Será possível fazer compras na internet ou dentro de apps usando essas formas de autenticação. Isso deve facilitar esse processo, além de tornar compras mais seguras.

O último aspecto da atualização é segurança. “O Windows 10 é o Windows mais seguro de todos os tempos. O ciclo de atualização de 2 ou 3 anos não é mais compatível com os dias de hoje”, disse Lang.

Com a atualização, o Windows 10 terá pela primeira vez recursos de segurança com foco no momento pós-ataque de hackers. Isso não quer dizer que a empresa não tenha reforçado as proteções que dá ao sistema para o momento anterior ao ataque. O leque de recursos de proteção aumentou com a nova versão.

A atualização de aniversário está sendo liberada a partir de hoje para usuários do Windows 10.

 

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/atualizacao-do-windows-10-traz-cortana-ink-e-mais-seguranca

 

THR Soluções

Online